Sylvio Capanema

Desembargador Aposentado do TJ-RJ

Currículo

Desembargador aposentado ingressou na magistratura em 1994 representando o 5º constitucional da advocacia, que exerceu durante 33 anos no Rio de Janeiro, atualmente voltando a advogar.
Enquanto Desembargador foi:

– 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro até 28 de abril de 2008;

– Membro efetivo do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;

– Membro efetivo do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;

É, atualmente, Professor titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes, professor titular de pós-graduação em Direito Civil da Universidade Estácio de Sá, professor titular de Direito Civil da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.

Coautor do projeto de lei da atual lei do inquilinato (lei 8245/91).

Exerceu, de 1970 a 1994 o cargo de consultor jurídico da Associação dos Proprietários de Imóveis do Rio de Janeiro e da Confederação das Associações de Proprietários de Imóveis do Brasil.

Fundador, 1º presidente e hoje presidente de honra da associação dos advogados do direito imobiliário – ABAMI.

Sócio honorário da Abadi.

Foi agraciado com a medalha JK, conferida pelo CONFECI e CRECI-RJ.

Portador, entre outras, das medalhas do Mérito Judiciário, do Mérito Militar, do Mérito da Justiça Eleitoral, do Mérito da Justiça do Trabalho, do Pacificador, medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e Pedro Ernesto, da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

Obras publicadas: A LEI DO INQUILINATO COMENTADA, COMENTÁRIOS À LEI DO INQUILINATO, DA AÇÃO DE DESPEJO, CURSO DE DIREITO CIVIL, DA LOCAÇÃO DO IMÓVEL URBANO – Direito e Processo, COMENTÁRIOS AO NOVO CÓDIGO CIVIL – VOL VIII.

 

Fonte: sylviocapanema.com.br