Trem em Portugal: como é, como comprar, as classes e mais dicas

Viajar de trem em Portugal é uma escolha baratacômoda e normalmente rápida, sem necessidade de check-in ou muita preocupação com franquia de bagagem, além de proporcionar belas paisagens. Assim como em toda a Europa, uma outra grande vantagem de usar o transporte sobre trilhos pra se locomover de uma cidade pra outra é o fato de as estações serem centrais, o que evita aquele longo deslocamento até os aeroportos, por exemplo.

Por conta do vinho verde (maravilhoso!), dificuldade pra estacionar, da tranquilidade, comodidade e dos curtos deslocamentos, optei por viajar de trem em Portugal em todos meus deslocamentos no país, de norte a sul, ao invés de alugar um carro. Algumas linhas são modernas, de alta velocidade. Outras são menos velozes, mas são eficientes da mesma forma. Outro ponto importante da escolha foi o preço, que costuma ser bem mais baixoque o transporte aéreo, ainda mais com as promoções, como explicaremos nesse post.

 

VIAJAR DE TREM EM PORTUGAL

Viajar de trem em Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estação São Bento, Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por aqui os trens são chamados de comboios e a malha ferroviária é bem extensa, o que facilita a vida dos turistas (mapa abaixo). Se a cidade que você quer visitar não tiver uma estação, aí você terá que optar por ônibus ou carro mesmo. A responsável por todas as linhas é a Comboios de Portugal (CP), uma estatal.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

 

COMO COMPRAR PASSAGENS DE TREM EM PORTUGAL

Uma coisa que facilita muitíssimo é que todas as linhas são centralizadas no site da CP. Ou seja, ali mesmo você insere a rota desejada e verifica os horários e preços (no máximo com 60 dias de antecedência). Falando em preços, mais abaixo vamos falar de como conseguir descontos na tarifa.

Preciso de muita antecedência? Normalmente dá pra comprar os bilhetes na hora mesmo, nas próprias estações. Mas eu preferi comprar pela internet, o que é bem fácil, para conseguir os descontos e planejar tranquilamente minha viagem. De todo jeito, o site é a referência pra você saber os horários dos “comboios”. O processo de compra online é super simples, como você pode ver a seguir.

| PASSO A PASSO

Na tela principal, coloque a origem e o destino da sua viagem, assim como a data de ida e volta, ou apenas a ida. LisboaPorto e Coimbra têm mais de uma estação e mostraremos ainda nesse post como saber qual usar.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Na próxima tela, o site já irá listar os horários, preços e tipos de trem. Mais abaixo vamos explicar cada um dos tipos de serviço. Basta escolher os que você deseja e na próxima tela informar o número de passageiros. Dependendo do trem, você ainda poderá escolher se quer 1ª (Conforto) ou 2ª (Turística) classes.  Confirme e vá para a próxima página, de login ou cadastro, caso você ainda não tenha um.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Na sequência, você irá informar os nomes dos passageiros e documentos. No caso de brasileiro, escolha a opção “passaporte” e, se disponível, “com promoção”.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Na tela seguinte, escolha seus assentos (se o tipo de trem tiver assentos marcados). Dá pra ver o sentido que o trem irá e escolher entre as “carruagens” (vagões) disponíveis. Se quiser alterar sua poltrona, já pré-marcada, clique primeiro nela mesma e depois selecione outra.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Por fim, você será levado(a) à pagina de pagamento. Você pode usar PayPal, cartões internacionais Visa/Mastercard e American Express. A passagem será enviada para o email cadastrado e basta você imprimir e levar no dia do embarque. Fácil, não?

 

| PREÇOS PROMOCIONAIS E DESCONTOS

Comprando pela internet com cinco ou mais dias de antecedência você encontrará descontos de até 65%, de acordo com a disponibilidade da rota. Crianças e idosos também têm preços mais vantajosos. Para saber de todos os descontos, que variam ao longo do ano dependendo das ações promocionais, veja no site.

 

TIPOS DE TREM EM PORTUGAL

Em Portugal, há distintos tipos de trem que têm diferentes rotas, valores, velocidades e nível de conforto. Entenda os principais abaixo saber qual escolher na hora da compra da passagem, caso esteja disponível mais de um:

• Alfa-Pendular (AP) – É o trem mais confortável, rápido e com menos paradas. Por conta disso é o mais caro. Tem Wi-Fi e serviço de bordo, assim como bar, canais de áudio e vídeo, fraldário, etc.

Viajar de trem em Portugal: Alfa Pendular (Foto: Jcornelius CC-BY-SA-3.0)

Alfa Pendular (Foto: Jcornelius CC-BY-SA-3.0)

Possui 1ª e 2ª classes. A 1ª (Conforto) oferece kit de boas vindas com bebida, jornal ou revista, e fones de ouvido, além de acesso ao CP Lounge na estação Lisboa-Oriente. A 2ª classe (Turística) tem serviço de bordo no assento e fones de ouvido.

• Intercidades (IC) – Não é tão rápido como o AP e costuma fazer mais paradas, mas é também é bem confortável e eficiente. Tem “vagão bar” e Wi-Fi em algumas linhas. Também possui 1ª e 2ª classes, mas a diferença entre elas é praticamente o fato de ter tomadas em alguns lugares da primeira.

Viajar de trem em Portugal: Intercidades (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Intercidades (Foto: Esse Mundo É Nosso)

• Regional (R) e InterRegional (IR) – Como dizem os próprios nomes, são trens que cobrem distâncias menores, com muitas paradas (demoram bem mais) e preços mais baixos que os acima. Não espere muito conforto, as poltronas normalmente não reclinam.

Viajar de trem em Portugal: Regional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Regional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

• Urbanos (U) – São trens como a CPTM em São Paulo ou SuperVia no Rio de Janeiro, que cobrem apenas estações dentro da área urbana das maiores cidades, como Porto, Lisboa e Coimbra.

• Os demais tipos de trem em Portugal, vendidos pela CP, são de alta velocidade e fazem viagens internacionais. São eles Celta (Proto-Vigo, na Espanha), Sud-Expresso (Lisboa-Hendaye, na França) e Lusitânia (Lisboa-Madrid).

 

BAGAGEM

Outra vantagem de usar trem em Portugal é que você não depende de pagar as franquias ou se preocupar tanto com os limites impostos pela aviação. Cada passageiro tem direito a uma bagagem, independente do tamanho ou peso. Mas é comum ver gente embarcando com mais que isso. Os funcionários não costumam implicar. Mochilas, malas de mão e bolsas não contam como esse volume (saiba mais).

Você deve embarcar com sua mala, não há check-in para despachá-la. Alguns trens possuem espaços próprios para acomodar a bagagem e, nos trens mais simples, você deve colocá-la debaixo do banco ou no compartimento superior da poltrona.

 

NA HORA DO EMBARQUE

Não é preciso chegar muito cedo nas estações. Com uns 20 ou 15min de antecedência, você tem tempo suficiente para olhar no painel qual é a sua plataforma e aguardar. Olhe o seu trem pelo número, horário e destino, e fique atento ao número da “carruagem” para fazer o embarque já no vagão que você comprou. Se for Alfa-Pendular ou Intercidades seu assento também é numerado.

Viajar de trem em Portugal (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

VALE A PENA VIAJAR DE TREM EM PORTUGAL?

Pra mim valeu muito a pena. As cidades que estavam no meu roteiro (Porto, Lisboa, Lagos, Faro, etc) eram servidas pela malha ferroviária, tinham estações centrais e, como disse mais acima, eu não quis me preocupar em dirigir por conta dos bons vinhos portugueses e da dificuldade de estacionar. De modo geral foi prático e eficiente.

Viajar de trem em Portugal (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Mas se a cidade que você pretende visitar não tiver uma estação, aí sim será necessário usar ônibus, avião ou carro alugado. Depende muito do tipo de roteiro. Se for alugar carro, sugerimos que consulte no RentCars, um buscador que compara preços de todas as agências e o pagamento ainda é feito em reais, sem pagar IOF.

 

CIDADES COM MAIS DE UMA ESTAÇÃO

Lisboa, Porto e Coimbra têm mais de uma estação de trem. Na capital portuguesa existem Santa ApolóniaSete RiosOriente e Entrecampos, essas duas últimas conectadas ao metrô. Já no Porto há as estações Campanhã e São Bento, e, em Coimbra, existem a Coimbra e Coimbra B.

Viajar de trem em Portugal: Estação Oriente em Lisboa (Foto via Shutterstock)

Estação Oriente em Lisboa (Foto via Shutterstock)

Vale sempre dar uma olhada no Google Maps para ver alguma delas está perto do seu hotel ou destino, mas nem todos os trens passam em todas as estações. Simule sempre pelo site da CP. De modo geral, em Lisboa procure pelas estações Oriente ou Santa Apolónia, pela Campanhã no Porto e Coimbra B em Coimbra.

 

Fonte: essemundoenosso.com.br