Veja como tirar o seu passaporte brasileiro

Meu passaporte brasileiro venceu recentemente e conto aqui como é o processo de renovação, que na verdade é o mesmo processo para quem vai tirar o passaporte pela primeira vez.

Documentação necessária

Confira no site da Polícia Federal, na opção passaporte comum (para brasileiros) http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/documentacao-necessaria

Passo a passo

O processo é simples. Basta entrar no site da Polícia Federal e clicar na opção 1 – Requerer passaporte (para brasileiros). http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/requerer-passaporte

passaporte

Preencha todo o formulário. É nessa etapa que você irá escolher em qual posto da Polícia Federal irá fazer o seu passaporte.

passaporte

No final, você receberá o número do protocolo e o número da GRU. Imprima os formulários. O valor é R$257,25. Subiu, mas em compensação a validade agora é de 10 anos.

No caso de Curitiba tive que agendar o atendimento. Pude escolher data e horário com muita facilidade. Havia muitas datas disponíveis no sistema. No dia marcado, compareci ao Posto da Polícia Federal com os documentos, a GRU e o comprovante de pagamento. A foto foi tirada lá na hora.

Saí com o protocolo dizendo que o passaporte ficaria pronto em até 6 dias úteis. De qualquer maneira, você pode consultar o andamento no site da Polícia Federal, opção 2.

Observação: o meu ficou pronto em 3 dias úteis.

Dúvidas comuns

1- É possível renovar o meu passaporte atual?

Não. Você deve solicitar um novo.

2- Preciso esperar meu passaporte vencer para fazer outro?

Não. Basta seguir o passo a passo acima e levar seu passaporte válido junto no dia do atendimento para que a PF possa cancelar o antigo.

3 – A validade do passaporte para menores também é de 10 anos?

Não.

De 0 a 1 ano incompleto a validade é de 1 ano

De 1 ano completo a 2 anos incompletos a validade é de 2 anos

De 2 anos completos a 3 anos incompletos a validade é de 3 anos

De 3 anos completos a 4 anos incompletos a validade é de 4 anos

De 4 anos completos a 18 anos incompletos a validade é de 5 anos.

Ainda ficou com dúvidas? Consulte o site da Polícia Federal. Ele é bem completo.

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/concursos/duvidas-frequentes

 

Fonte: precisoviajar.com/