Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo tido a regência das aulas teóricas da Cadeira de Organização Judiciária, no 4.º ano, no ano lectivo de 2012/2013, leccionando, actualmente, as aulas práticas de Direito Processual Civil I, II e III (Processo Executivo).
É regente da unidade curricular de Direito da Família e dos Menores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
É docente do Curso Superior de Medicina Legal, organizado pelo Instituto Nacional de Medicina Legal.
É docente do Curso de Jurisprudência da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Lecciona vários módulos no Curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registal, organizado pelo Centro de Estudos Notariais e Registais (CENOR) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
É investigador do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde 2003, estando envolvido em vários projectos de investigação (incluindo projectos internacionais) na área do Direito Médico.
Desde Junho de 2004, é membro da Direcção do Centro de Estudos Notariais e Registais (CENOR) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Desde 2004, é colaborador permanente da Revista Lex Medicinae – Revista Portuguesa de Direito da Saúde do Centro de Direito Biomédico da FDUC.
É membro da Assembleia da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde 2011.
É membro do Instituto de Derecho Iberoamericano (www.idibe.org).
É director adjunto do Conselho Redactorial dos Cadernos do CENoR – Centro de Estudos Notarial e Registais.
Entre 2002 e 2003 integrou o corpo docente da Universidade Internacional da Figueira da Foz, leccionando as aulas teóricas e práticas da cadeira de Direito da Família e das Sucessões, da Licenciatura em Direito aí ministrada.
Entre 2003 e 2007, integrou o corpo docente do Instituto Superior Bissaya-Barreto, leccionando as aulas práticas das cadeiras de Direito Administrativo I e II e de Direitos Reais, da Licenciatura em Direito, em colaboração com o Senhor Prof. Doutor Barbosa de Melo e com o Senhor Prof. Doutor Henrique Mesquita, regentes das aulas teóricas, respectivamente.
Na mesma instituição foi adstrito à cadeira de Direito Administrativo da licenciatura em Gestão e Administração Pública aí ministrada, leccionando as aulas teóricas.
Em 2006, foi eleito membro do Conselho Pedagógico do referido Instituto e assumiu a regência das aulas teóricas das cadeiras de Direito Administrativo I e II.
Foi contratado em Abril de 2003 como monitor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo sido adstrito à secção de Direito Civil, colaborando nas disciplinas de Direito e Processo Civil (na regência do Senhor Prof. Doutor Sousa Ribeiro), Direitos Reais (sendo regentes o Senhor Prof. Doutor Henrique Mesquita e o Senhor Prof. Doutor Santos Justo) e Teoria Geral do Direito Civil (na regência do Senhor Prof. Doutor Sousa Ribeiro). Exerceu funções até Abril de 2007.
Entre 2002 e 2005 colaborou no Projecto «PRIVIREAL – Privacy in Research Ethics and Law» – financiado pela União Europeia (FP5), coordenado pelos Professores Deryck Beyleveld e David Townend, da Universidade de Sheffield, Reino Unido.
Colaborou na instalação da delegação do Centro de Direito Biomédico nos Hospitais da Universidade de Coimbra.
Integrou, em Dezembro de 2004, o júri nacional das provas escritas de Direito Privado do Concurso de Provas Públicas para Atribuição do Título de Notário organizado pelo Ministério da Justiça.
Integrou, em Agosto de 2006, o júri nacional das provas escritas de Direito Privado do II Concurso de Provas Públicas para Atribuição do Título de Notário organizado pelo Ministério da Justiça.
Em Junho de 2008, foi convidado para integrar o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade de Macau, na sequência de concurso público lançado para o efeito, tendo sido adstrito às cadeiras de Direito da Família e das Sucessões e História das Instituições Jurídicas e Políticas.
Em Outubro de 2008, foi seleccionado para assumir o lugar de Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no âmbito do “Procedimento de Apreciação de Currículos tendo em vista a Contratação de Assistentes Convidados”, tendo sido adstrito às cadeiras de Direito Internacional Privado e Direito das Obrigações.
Em Setembro de 2009, foi seleccionado para assumir o lugar de Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no âmbito do “Procedimento de Apreciação de Currículos tendo em vista a Contratação de Assistentes Convidados”, tendo sido adstrito à cadeira de Direito Processual Civil.
Em Outubro e Novembro de 2009 integrou a comissão de redacção dos novos Código de Registo Predial e Código do Notariado de Cabo-Verde.
Foi, por designação da European Association of Medical Law, responsável pelo grupo de investigação daquela associação que se dedicou ao estudo das questões jurídicas em torno dos biobancos.
Entre 2007 e 2010, foi Investigador Coordenador («Research Coordinator») no âmbito do Projecto «PRIVILEGED – Determining the Ethical and Legal Interests in Privacy and Data Protection for Research Involving the Use of Genetic Databases and Bio-banks», co-gerido pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Universidade de Vilnius, Lituânia, e financiado pela União Europeia.
Teve por funções, designadamente, a co-gestão da elaboração dos Relatórios da Região Sul (Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Chipre e Israel).
Foi membro do “Réseau multidisciplinaire méditerranéen de recherche en éthique, déontologie médicale et droit de la santé”, com o patrocínio da UNESCO e coordenado pela Prof. Doutora Anne-Marie Duguet, da Universidade Paul Sabatier, Toulouse III, França.
Colaborou no Projecto «POSEIDON – optimization, safety, experience sharing and quality implementation for donation organization and networking unrelated haematopoietic stem cell transplantation in Europe», liderado pela Universidade de Deusto, com a direcção do Prof. Doutor Carlos Romeo Casabona.
Foi membro do júri de atribuição do prémio José Alberto dos Reis, no ano lectivo 2011/2012.
Integrou o júri do Concurso para Recrutamento de um/uma Bolseiro/a de Investigação para o Projecto do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito de Coimbra, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, “Para um quadro legal de Responsabilidade Médica menos agressivo, mais eficaz e mais favorável à redução do erro médico”.
Integrou, em Maio de 2018, o júri de seleção, para as provas da avaliação curricular do concurso de ingresso no 5.º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Administrativos e Fiscais, organizado pelo Centro de Estudos Judiciários.
Integrou, em Maio de 2019, o júri para as provas orais de avaliação de ingresso no 35.º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais, organizado pelo Centro de Estudos Judiciários.
Integrou, em Setembro de 2020, o júri para as provas orais de avaliação de ingresso no 36.º Curso de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais, organizado pelo Centro de Estudos Judiciários.
Integrou, desde 2007, a equipa de membros permanentes do Observatório Permanente para a Adopção, no âmbito do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito de Coimbra. Neste contexto, colaborou na implementação vários projectos, designadamente, os trabalhos de redacção do regime do apadrinhamento civil e respectiva regulamentação (que viriam a ser publicados pela Lei n.º 103/2009, de 11 de Setembro pelo Decreto-Lei n.º 121/2010, de 27 de Outubro, respectivamente) e de revisão da organização tutelar de menores.
Foi também, no contexto das actividades do observatório, gestor de vários projectos de investigação, tais como:
– Revisão da OTM (Organização Tutelar de Menores) em colaboração com o Centro de Direito da Família (CDF) e com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ);
– Tratamento pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens de dados pessoais sensíveis respeitantes ao agregado familiar objecto de intervenção;
– Participação do Observatório Permanente para a Adopção no projecto ChildONEurope – European Network of National Observatories of Chilhood e realização de intercâmbios com Observatórios estrangeiros.
Integrou, até 2018, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, o júri do Concurso de Acesso para Maiores de 23 anos.
Integrou, em 2018 e 2019, o júri dos exames orais para o ingresso na Magistratura, organizados pelo Centro de Estudos Judiciais.